reviews literárias

Review: A Tormenta de Espadas - George R.R. Martin

20:22Unknown

Olá pessoal.
Tudo bem? Eu sei, ando desaparecida. Mudanças na minha vida profissional tem ditado alguma "preguiça" para cá vir. Mas todos os dias me lembrava que tenho uns quantos posts para preparar e soltar para vocês. Uma das coisas que me estava a preocupar era as reviews d'As Crónicas de Gelo e Fogo que estao atrasadas e o que acontece é que se deixo para muito tarde acabo por me esquecer do que li, é que os acontecimentos vão sendo diversos.


Sinopse: Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?


Opinião: 
Neste livro sinto que Catelyn Stark está a perder força, vejo-a como uma mulher resignada que tentou a última oportunidade para recuperar a família e a incerteza do sucesso está a consumi-la como personagem. No entanto uma personagem que me tem vindo a surpreender e talvez isso se deva a já ter lido o livro a seguir a este é Jaime Lannister, parece-me que este homem está diferente e não é só fisicamente.
Das situações que mais me dá dó é a constante luta de Arya, é provável que seja a minha personagem favorita, dá vontade de ir lá pegar nela e pô-la em segurança.
Nesta passagem pelo A Tormenta de Espadas dou conta que alguns mistérios estão prestes a serem desvendados, coisas que nos vão fazer rir outras ficar extremamente espantados e até revoltados. Martin já nos habituou a não tomar a situação por decidida e definitiva, muito menos resolvida, ah meus amigos isso nunca. 
Reforço a importância de Jon Snow que é bem patente neste livro e n'A Glória dos Traidores, bem como nos choca o acontecimentos entre Tyrion e Sansa, o primeiro está numa situação um pouco ingrata para alguém que tanto fez por Porto Real e depois Sansa, esta deixou de ser aquela menina mimada e sonsa e mostra agora ser uma mulher fria e resignada.
Por fim, Daenerys continua para mim a ser uma personagem que me inspira amor e ódio, não que a ame ou que a odeie, é que às vezes é tão insignificante, não consigo vê-la como uma das personagens principais, eu sei que ela é importante e uma pessoa justa, guerreira e poderosa, mas parece que está em outra dimensão. Ou talvez eu não tenha sentido simpatia imediata não sei.

A escrita de Martin essa continua fluída, luxuosa e que nos passa as mais diversas sensações e emoções, é sem dúvida um escritor excelente, que nos agarra e nos dá vontade de ler mais e mais. Neste volume, passa-nos uma mensagem muito importante, é que o Inverno está mesmo a chegar.
O que nos resta é vestir o agasalho e vivê-lo...realmente.

NOTA: 4.9 / 5

Próximo livro: A Glória dos Traidores - George R.R. Martin


Pessoas giras não se esqueça do passatempo, termina no final deste mês e eu quero ver mais gente a participar. Clica *AQUI*.
Espero que tenham gostado, boas leituras.
Um beijo.
Ana

You Might Also Like

0 comentários