reviews literárias

Review: A Muralha de Gelo - George R.R. Martin

12:45Ana Mansilha

Tão rápido??
Ah pois é... Eu quando escrevi a review do primeiro livro já estava a terminar o segundo, devido ao meu pequeno problema com o pc tinha isto tudo atrasado. Bem que gostava, mas ainda não consigo ler assim tão rápido.



"O que é a honra comparada comparada com o amor de uma mulher? (...) Vento e palavras. Vento e palavras. Somos apenas humanos, e os deuses moldaram-nos para o amor. Essa é a nossa grande glória e nossa grande tragédia."

Sinopse: 
Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister. Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!

Opinião: Mais um livro fantástico que cada vez me faz estar mais rendido a estas Crónicas de Gelo e Fogo, uma vez mais a leitura, a que agora já me estou a habituar, não é fácil, no entanto agora já sei quem é quem e  a que casa pertence. O mapa está muito mais visível na minha mente, tanto que já consigo localizar certos locais em Westeros sem precisar de o ver, efectivamente.

Certos acontecimentos tomaram-me desprevenida, o que causou em mim um não conformismo, como se dá o caso da  morte de uma alta figura da minha casa favorita, os Stark de Winterfell.
Estou a tornar mais afincados os meus sentimentos por certas personagens, como o rápido amadurecimento de Robb, embora ache que aquela história do Rei no Norte seja demasiado. Já não olho para Daenerys como uma menina de 13 anos, já a vejo como uma mulher, mas ainda não consigo gostar dela, sei que ainda dará que falar.

"Um cobarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não há nada a temer. e todos cumprimos o nosso dever, quando ele não tem um preço. Como parece fácil nessas alturas seguir o caminho da honra. Mas mais tarde ou mais cedo, na vida de todos os homens chega um dia em que não é fácil, um dia em que ele tem de escolher. " 

Adoro as intrigas e as tramas, os mistérios a cada fala e a cada conversa entre as mais diversas personagens, o que torna a escrita de Martin uma verdadeira aventura.
Martin mostrou-se muito competente a descrever batalhas, quase tão bem como descreve como as personagens estão vestidas.
Estou a adorar, por vezes até me esqueço que é ficção e parece que estou a ver um filme real, algo que aconteceu em outros tempos. É fidedigno que encosta a um canto muito relatos de factos reais. 

NOTA: 4.5 / 5

Próximo livro:  A Fúria dos Reis - George R.R. Martin


Malta estão a ler? Contem-me tudo, tudinho. Obrigada por terem estado aí desse lado espero ver-vos em breve. Um beijinho. Ana.

You Might Also Like

0 comentários