reviews literárias

Review: A Fúria dos Reis - George R.R. Martin

22:15Unknown

Novamente aqui para vos trazer mais Martin. Isto anda forte :)


Sinopse:
Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!

Opinião: Este é sem dúvida um livro sobre estratégia, Martin não nos conta tanto as batalhas como fez anteriormente, no entanto trás-nos os mortos e os feridos. Os sobreviventes ficam à espera da próxima.
Fala-nos de todos os reis que se auto-proclamam no reino e sobre as suas hostes, vai-se sabendo aqui e ali acerca dos planos dos irmão reis, mas no fim das contas o que acontece surpreende-nos, quando o que morre, é aquele que não contávamos. Fala pouco acerca de Daenerys, mas acho que devemos nos manter atentos, pois em Despertar da Magia ela vai-se mostrar mais, com os seus dragões e com todo o seu poder. Sim, ela é poderosa, só acho que nesta altura da saga, nem ela ainda sabe muito bem do que será capaz. Pelo menos assim espero. Adoro Arya Stark, quem não consegue gostar daquela rapariguinha desenrascada, esperta e corajosa? Não queria nada que tivesse um mau fim... :(
Uma das personagens que já me tinham avisado que iria adorar é Tyrion Lannister, agora com tanto poder mostra-se frio, esperto, extremamente centrado nos seus planos e não é que o sacana do anão consegue mesmo tudo aquilo que quer? Ele é super inteligente e não deve ser desvalorizado pelo seu aspecto... Só não quero é que seja sempre tão bem sucedido, se bem que ele arranja cada estratagema que me delicia.
Catelyn Stark, mulher de grande destaque, continua na sua luta por tentar a paz entre os 3 reis, ou tentar que se unam para combater os detentores de Porto Real, uma mulher frágil mas que se mostra forte e lutadora para tentar que não haja mais mortes. Coitada, nada bem sucedida... Mas creio os deuses em que acredita um dia serão bons para ela. Ou não... 

Neste momento está tudo em aberto, depois de 3 livros já me conformei que tudo pode mudar de um momento para o outro e que aquilo em que posso me focar, numa batalha, numa missão ou num plano pode ser invertido. Podem morrer personagens que gosto como podem sair vitoriosas nos seus confrontos, nada sei... Só nos resta continuar a ler esta maravilhosa saga que nos agarra com força.

NOTA: 4.7 / 5

Próximo livro: Despertar da Magia


Post Scriptum: Se me estão a ler fora de Portugal irão se perguntar porquê que a saga tem tanto livros, pois bem, cá em Portugal as Crónicas de Gelo e Fogo, foram traduzidas e editadas em 10 livros. No entanto o autor escreveu e inicialmente editou apenas 7. Em nada a história fica diferente, apenas os livros ficam mais finos e em maior quantidade, ou seja mais diluído. Não sei só ficou diferente em Portugal ou se haverá mais países em que os livros foram editados com um formato diferente. Fiz uma tabela para comparar, no entanto comparo os livros editados em Portugal com os livros editados pelo autor. Há mais livros relacionados com a saga no entanto não encontrei nenhuma referência que houvesse continuidade.

Nota: Desculpem o erro, é "A Tormenta de Espadas" e não "das" como se lê acima.

Alguém me sabe dizer se haverá continuidade se não? Termina assim? com 10 livros cá e 5 lá? Diz que o final é mau... :(
Bom, espero que tenham gostado. Obrigada pela visita. Um beijo, boas leituras. Ana.

You Might Also Like

0 comentários