reviews literárias

Review: A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

22:20Unknown

Olá pessoal, tudo bem?
Estou a tentar voltar. Para isso hoje trago-vos o primeiro volume da famosa e tão aclamada série d'As Crónicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin.



" Nunca te esqueças de quem és, porque de certeza que o mundo não o fará. Faz disso a tua força. Assim não poderá ser nunca a tua fraqueza. Arma-te com essa lembrança, e nunca poderá ser usada para te magoar." 

Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião: Tenho a perfeita noção que estas revisões serão de todo muito vagas, pois o enredo é tão grande (lembro que ao todo são 10 livros), que sinto que tudo o que vos disser, primeiro de tudo serão atrasadas pois a maioria vê a série televisiva, segundo pois tudo pode mudar. Isso já se veio a confirmar, pois a esta altura que vos escrevo, já estou no terceiro volumo e sei que tudo vai mudar ainda mais. E ainda mais, porque é tanta informação junta que tentar resumir certas acções ou passagens só vos iria confundir.

No entanto estas revisões servirão, para eternizar aquilo que sinto e todos os meus desabafos acerca desta grande e complexa história. A leitura não é fácil e como sempre nestas lides da Literatura Fantástica tenho sempre tendência a demorar-me no primeiro livro, quando tudo nos cai em cima como avalanche.
Uma das coisas que notei logo é complexa lista de personagens, tantos nomes e tantas casas e tantas terras para decorar. Dei comigo a estudar o mapa para me tentar localizar sempre que alguma terra fosse mencionada. 
Prende, prende e vicia tal como me precaveram, talvez até mais do que imaginava. Personagens fortes e vincadas na honra, bem como as personagens maléficas que nos fazem bradar aos deuses.
Adoro a Família Stark, pelos motivos óbvios, pessoas sérias que se guiam pela verdade e pela justiça, Ned Stark é um pai orgulhoso e honroso e toda a sua Casa merece respeito.
Tyrion Lannister é um anão velhaco mas sábio e eu ainda não sei se gosto dele, o mesmo acontece com o Rei Robert, acho-o um velho gordo e feio sem perfil para rei. Será que aquele rabo gordo cabe no Trono de Ferro?

Aquilo que vos posso dizer é que não vou parar até terminar de ler os livros todos, depois talvez dê caras à minha imaginação e veja a série. No entanto, aquilo que mais acredito é que ler é 895476365 vezes melhor do que ver a série e tenho a certeza que vou sair desfraldada se a vir. Comecei e agora vou acabar... Não deixem de ler, se tiverem oportunidade. É soberbo.

NOTA: 4 / 5

Próximo livro:  A Muralha de Gelo - George R.R. Martin


Obrigada malta pela paciência, espero voltar aos poucos, visto que aqui o menino computador ainda não está nos conformes. Haja alegria. Beijinhos e boas leituras.
Ana.


You Might Also Like

0 comentários