reviews literárias

Review: Observações - Jane Harris

23:49Unknown

Olá amigos!!

Observações chegou até mim em jeito de oferta, à uns meses a Editorial Presença sorteou uma carrada de livros através de um jogo ou uma coisa do género, tínhamos que tentar arrecadar o maior número de livros possível e eu consegui dois.
Numa escolha rápida porque os livros num instante ficavam esgotados, por causa do fluxo de pessoas a concorrer e escolhi segundo uma leitura breve da sinopse, neste caso acho que me saí bem.



Sinopse:
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.

Opinião:
Bom, esta história é um tanto peculiar, acho que nunca tinha lido nada do género, nem nada sobre a época vitoriana, portanto não estava dentro do assunto das loucuras que caracterizaram a época.
Quando falo de peculiar, é porque todo o livro é meio sórdido, é narrado na primeira pessoa, por uma miúda de 15 anos, a Bessy que tem uma história de vida de nos fazer arregalar os olhos. Mas e lá vai ela procurar uma vida melhor, numa cidade melhor, quando entra na casa de uma doida varrida que observa o comportamento dos seus empregados e escreve então o Observações.
Arabella é uma pessoa completamente normal, mas o estado de loucura em que ela entra no meio do livro as vezes é assustadora e outras vezes é hilariante, é como Bessy, para além de ter uma narrativa muito genuína, mostra ser uma personagem que as vezes temos vontade de a abraçar, outras de a esbofetear.
Por falar em narrar, Bessy escreve todos os acontecimentos de uma forma tão forte, é engraçada, é verdadeira e mostra tanto dela, faz com que o leitor sinta várias coisas ao longo da leitura. Acho que ela é meio bipolar...

O livro fica um pouco maçador pouco antes do fim, e não termina de forma lá muito triunfal, não sei, achei que ia acontecer mais algum episódio sórdido mas não, termina num final feliz e optimista num futuro melhor. Não sei, acho que a Bessy até merece mas aquela Arabella, havia de rachar mais umas cabeças.

NOTA: 3.7 / 5

Próximo livro: O Cão dos Baskervilles - Arthur Conan Doyle

E então malta? Gostam de relatos de época? Eu aprendi a gostar e achei este bem interessante. É um clássico segundo dizem, portanto acho que posso indicar.
Obrigada por este bocadinho comigo. Subscrevam o blog para mais novidades, passem pelo facebook. Um beijo, Ana!


You Might Also Like

0 comentários