Reviews reviews literárias

Review: Um Comércio Respeitável - Phillipa Gregory

19:55Unknown

Olá pessoas!!
Ontem finalmente terminei esta obra, não descansei enquanto não o vi no fim, visto que já à algum tempo que andava com ele enredado. Agora com as férias foi mais fácil e digo-vos gostei muito. Se queres saber mais continua a ler...  


Sinopse:
1787. Bristol é uma cidade em franco crescimento, uma cidade onde o poder atrai os que estão dispostos a correr riscos. Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, decide arriscar tudo para fazer parte da comunidade que detém o poder na cidade. No entanto, para isso, Cole vai precisar de capital e de uma esposa bem relacionada que lhe abra as portas necessárias.
Casar com Frances Scott é uma solução conveniente para ambas as partes. Ao trocar as suas relações sociais pela proteção de Cole, Frances descobre que a sua vida e riqueza dependem do comércio respeitável do açúcar, rum e escravos.
Entretanto, Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado nos padrões ocidentais por Frances, por quem, inexoravelmente, se irá apaixonar.
Em Um Comércio Respeitável, Philippa Gregory oferece-nos um retrato vívido e impressionante de uma época complexa onde impera a ganância e a crueldade que devastaram todo um continente.  


Opinião:
Bom, como acabaram de ler na sinopse deu para perceberem mais ou menos o conteúdo do livro, estamos a tentar perceber o comércio negreiro do sec. XVIII e como isso causa tanta desumanidade nas pessoas gananciosas.
Antes de mais queria que se lembrassem das novelas brasileiras que passavam à uns anos atrás? Lembram-se? Os fazendeiros com escravos? Agora retirem os fazendeiros do café grosseiros e desajeitados e pensem em alta sociedade inglesa.
Frances uma mulher tipicamente inglesa, orfã e sem previsões de um futuro melhor decide aceitar um contrato de casamento com Josiah, este último é um comerciante de uma cidade suja na costa de Grã - Bretanha. Frances leva a alta sociedade até ao comércio do marido e ele apenas tem que a sustentar com o luxo a que está habituada.
Parecia um bom negócio até um dos navios de Josiah descarregar no cais junto ao armazém da família um grupo de escravos e onde no meio deles estava Mehuru, um africano extremamente inteligente e uma das minhas personagens favoritas.
A trama desenvolve-se principalmente e de uma forma muito fluída à tentativa de Josiah se tornar rico, enquanto isso a sua mulher, Frances vive uma história de amor com Mehuru. E agora pasmem-se... eles tiveram um filho, mas ela morre no fim e Josiah enganado até aos osso fica sem nada.
Este era daqueles livros que eu gostava que tivesse uma continuação, adorei a forma como a autora, muito querida por mim desde a Trilogia da Guerra dos Primos, desenvolveu as personagens e como criava sempre uma expectativa em relação ao que ia acontecer a seguir.
Phillipa Gregory mostra assim, a capacidade que tem de nos prender desde o início dos seus livros e deixa-nos emocionados, irritados, felizes, tristes e um sem número de emoções só no decorrer da leitura. E é capaz de nos fazer ficar a pensar em mais livro, em mais trama e num desenrolar de acontecimentos que podia dar mais uns... 2 livros.

É excelente e aconselho vivamente a quem gosta de registos históricos e se não gostarem tentem ler, é mesmo muito interessante como a ganância leva as pessoas a perderam o respeito por outro ser humano, a julgar as pessoas pela cor da pele e pensar que nem têm sentimentos como eles. E é perceber como tudo funcionava, o negócio e tudo o que havia por trás. Este livro mostra os bastidores do comércio de escravos que desonrou a Inglaterra de à três séculos atrás.

NOTA: 4.7 / 5

Próximo livro: As Aventuras de Sherlock Holmes  - Arthur Conan Doyle

Espero que tenham gostado, estou muito contente por ter lido este livro e muito entusiasmada por iniciar as leituras de Holmes, vou avançar um século na mesma Inglaterra, como ela estará agora?
Obrigada e partilhem com os vossos amigos.




You Might Also Like

0 comentários