Literatura Reviews reviews literárias

Review: O Barão - Sveva Casati Modignani

23:36Unknown

Olá a todos!!
Hoje trago-vos mais uma review literária, desta vez a anfitriã é a escritora italiana Sveva Casati Modignani, não tenho mais nenhum livro dela, no entanto anteriormente já tinha lido o "Baunilha e Chocolate" e o "A Chuva de Diamantes", ambos livros "recentes" ao contrário d'O Barão que é um dos primeiros livros da autora.


- "Não há nada de terrível numa história de amor." -

Sinopse:
Bruno Brian di Monreale, o Barão, como é conhecido, é o último descendente de uma antiga e nobre família siciliana. Bruno cresce na Califórnia, com um pai severo e distante e uma mãe dividida entre um casamento precipitado, onde não existe amor, e uma paixão deixada na sua Sicília longínqua. No entanto, são as raízes sicilianas que levam Bruno a regressar à sua ilha natal, ao seu avô, um velho aristocrata e a Calò, o padrinho sempre presente. Serão estas duas figuras que lhe irão transmitir o saber ancestral das velhas famílias e da sua ética e código de justiça.
Bruno di Monreale envolve-se nos negócios do petróleo e das grandes multinacionais, tornando-se num homem poderoso e fascinante. Os amores inconsequentes e os casos fortuitos sucedem-se na sua vida glamorosa mas dominada pela insatisfação, até que se cruza com Karin, uma mulher reservada e misteriosa. Karin revelar-se-á o desafio por que Bruno ansiava e vai trazer-lhe o equilíbrio há tanto desejado. 
Em O Barão, um dos primeiros romances da autora, Sveva Casati Modignani revela-nos os meandros de uma sociedade disposta a tudo para manter os seus privilégios, criando um mosaico de personagens vibrantes.

Opinião: Comprei este livro para aproveitar descontos e como já estava familiarizada com Modignani nem me importei. É um estilo completamente diferente do meu habitual mas ainda assim, mesmo tendo tantos livros em lista cá em casa para serem lidos, senti uma pontada de curiosidade e decidi-me logo por lê-lo.

Foi um livro de fácil leitura, no entanto a trama inicial não me cativou e muito menos a personagem principal, Bruno di Monreale mostra uma faceta de um completo imbecil, desculpem mas não consegui arranjar um termo mais elegante para definir o que senti ao conhecê-lo. Mostra muito mais de si, bem mais lá para a frente da história.

O desenrolar do livro também é estranho, estamos no tempo presente, Bruno é adulto e apaixona-se por Karin, uma mulher de vida difícil e personalidade misteriosa. Como de repente estamos a viver muitos anos atrás, a conhecer as raízes de Bruno. A trama passa por uma mãe com urgência em viver a vida que a conduz a um casamento levado por impulso e sem amor, a um pai militar que lhe impõe regras sem medida...

A morte prematura da mãe de Bruno, a volta do mesmo às suas raízes e a vida na companhia de Caló, o grande amor da sua mãe e o seu verdadeiro pai. A autora vai ao fundo da questão da vida dos pais de Bruno, no entanto penso que podia ter explorado mais a vida de Bruno, o casamento, o assassínio da mulher e por fim a vida conjunta com Karin.

Modignani também implementa na trama assuntos como os negócios do petróleo e das pedras preciosas, que na verdade é à volta disso que todas as intrigas e mistérios rondam.
Penso que é um bom livro, vejo neste romance o toque especial que a escritora tem para criar personagens fortes e passagens temporais.

No entanto creio que os fãs da autora vão gostar desta história, é forte e carismática.

NOTA: 3 / 5

Próximo livro: Amor e Chocolate - Dorothy Koomson

Comentem o vosso livro de mesinha de cabeceira que eu adoro saber, aqui ou no facebook. Subscrevam o blog para muitas mais reviews. Um muito obrigada da minha parte, um beijo. Ana! 




You Might Also Like

0 comentários