Dia do Livro 2014

TAG: A Minha Vida Como Leitora - Especial Dia Internacional do Livro

19:46Unknown

Olá caríssimos companheiros de leitura!

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor e para isso irei responder a umas tags literárias que encontrei no blog de uma amiga, a minha querida Nádia do Eu E O Bam.
Vamos lá?
A Minha Vida Como Leitora


Passado:
1. Com que idade começas-te a ler?
Tive que perguntar à minha mãe sobre isso, porque desde que me lembro de ser gente que sempre gostei de livros, podia até nem ler muito mas adorava livros e segundo a Dona Alzira eu guardava até os livros de colorir. Ela lembrou-me também daquelas colecções infantis que adquiria para mim na escola, lembrou-me também da biblioteca itinerante. Portanto acho que podemos remeter para à 18 anos atrás, no tempo da primária.

2. Qual o primeiro romance que leste?
O Atlântida, o Continente Perdido? Foi o primeiro livrinho que comprei com a minha semanada, mas sinceramente não me lembro de nenhum romance, provavelmente aqueles que dava-mos nas aulas de Português fosse o primeiro. Ah lembrei-me agora que dos primeiros livros por conta própria foi o A Lua de Joana, conta esse?

3. Que livro considera ter desenvolvido o gosto pela leitura?
Não faço ideia, até porque durante a minha adolescência tive fases em que lia mais e outras em que nem lia sequer, acho que depois dos 16 anos é que identifiquei em mim a leitora afincada que sou, embora sempre tenha tido uma queda por livros.

4. Qual a sua primeira recordação a ler?
Não sei se é a primeira mas lembro de comprar o Atlântida, o Continente Perdido e sentar-me logo nas escadas em frente da sala de EVT a lê-lo.

Presente:
5. Actualmente, quantos livros tens?
Muito poucos para os que gostaria de ter. A minha irmã adora ler tanto como eu e às vezes ela lá me trás mais uma carregamento, por isso leio mais livros do que tenho, como neste momento não me encontro em casa não os posso contar, mas anda à volta dos 50 ou 60 livros.

6. Qual deles Ă© o teu favorito?
Não tenho um favorito, pois gosto de todos. Mas orgulho-me muito da minha colecção completa da Anne Bishop.

7. Qual o mais odiado?
Nenhum. Mas tenho 3 livros da Saga Casa da Noite de P.C. e Kristin Cast que, ainda hoje não sei bem onde estava com a cabeça para os comprar.

8. Qual o teu género favorito?
Romances históricos, policiais, fantástico.

9. Com que frequĂŞncia lĂŞs?
Todos os dias, nesta fase da minha vida tem sido assim. Os meus amigos quando sabem que comprei um livro novo dizem: "Pronto, agora sĂł a vez daqui a uns dias!!"
Como moro sozinha, a leitura é minha companheira diária.

10. Leitura infantil, juvenil ou adulta?
Juvenil e adulta, mas dou mais preferĂŞncia Ă  adulta.

11. Define a tua leitura: Lenta, intermédia ou rápida?
De intermédia a rápida. Mas depende de vários factores: o meu tempo disponível, o horário que tenha no trabalho, o livro e se tenho vários livros disponíveis para quando terminar o que estou a ler no determinado momento.

12. Qual Ă© o teu autor favorito e porquĂŞ?
Anne Bishop que já não é novidade para ninguém, também gosto de José Rodrigues dos Santos, o primeiro autor nacional que li a bom ler, Dan Brown que me cativou aquando do O Código DaVinci, Phillipa Gregory uma revelação mais recente, Agatha Christie inevitavelmente, Haruki Murakami e espero ficar apaixonada por George R.R. Martin.

13. Livros de capa dura ou mole?
Capa mole.

14. Qual o protagonista e porquĂŞ?
Poderia citar Deamon Sadi de Bishop mas adorava ser companheira de viagens de Hercule Poirot de Christie.

15. Qual o seu antagonista e porquĂŞ?
Deixei esta pergunta para o fim para ir pensando e nĂŁo encontrei nenhum.

16. Qual o livro que queres ler e ainda nĂŁo conseguiste?
Para além das Crónicas de Gelo e Fogo, queria ler o Inferno de Dan Brown.

Futuro:
17. Pretende ou já trabalha numa carreira relacionada com livros?
Adorava trabalhar numa livraria clássica e antiga. 

18. Acreditas que os ebooks poderĂŁo ultrapassar as vendas dos livros fĂ­sicos?
Espero realmente que não, no entanto acredito que o livro físico nunca vai deixar de existir, talvez até passe a ser um artigo de luxo, mas também sei que muitas pessoas, tal como eu pensam que sempre irão adquirir livros físicos. Eu nunca li nenhum ebook, nem tenciono fazê-lo tão cedo...

19. Pretendes incentivar a leitura nos teus filhos?
Nos filhos não creio, pois será certo não os ter, mas tenho um sobrinho ao qual já lhe ofereço livros com regularidade. E o puto ainda só tem 2 anos...

20. Achas que o teu país vai-se tornar numa nação de leitores?
Não pude deixar de pensar nesta pergunta com algum sarcasmo. Portugal, um povo de livros debaixo do braço? Jamais, acredito que algumas pessoas gostem de ler e terão esse hábito, mas estamos a caminhar para crianças que desde cedo dominam as novas tecnologias e se tornarão adultos engravatados mal falantes e "marrecos" das costas.

Espero que tenham gostado, nĂŁo se esqueçam de passar pelo blog da Nádia *AQUI* e subscrever pois Ă© um cantinho muito acolhedor.
Obrigada e até à próxima tag que virá mais tarde.










You Might Also Like

2 comentários

  1. Minha querida :D

    Gostei muito de ler as tuas respostas! No entanto fiquei intrigada com algumas ;) Uma pergunta que não tem nada a ver... sabes em que dia, ao certo, tocam os Kreator? É que só devo ir um dia, e vai ser Kreator :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh obrigada :) Ficas-te intrigada? Conta-me tudo...

      Sim, já está no site do VOA os dias em que cada banda vai actuar. Kreator toca na sexta dia 8, juntamente com Epica, Soilwork, Sylosis, Kandia e Gates of Hell. Fica um dia fraquinho para o teu gosto, se bem me lembro. Dia 9 sábado vai ser muito forte.

      Conto ver-te por lá e dar-te umas beijocas nessas "boxeixas" ;)

      Eliminar